Caderno de controle financeiro pessoal: seus benefícios e suas falhas

Caderno - Finanças Pessoais 2Você anota suas despesas e receitas em algum lugar? Caderno, planilha do Excel, aplicativo de celular, sistema on-line? Ou você acaba não fazendo nenhuma anotação sobre os seus gastos? Lembre-se que anotar as despesas é fundamental para auxiliar na gestão e planejamento das nossas finanças.

Outro dia recebi um e-mail de um leitor pedido ajuda para criar um caderno de controle financeiro pessoal. E isso me chamou a atenção pois mesmo com tantas ferramentas mais tecnológicas ele estava querendo utilizar algo tão simples como um caderno.

Mas mesmo sendo uma ferramenta muito simples, já me deixou muito contente, pois ali estava brotando a semente da educação financeira através do controle das finanças pessoais.

Botão - Lista VIP 02

O uso do caderno para anotar as despesas e receitas tem alguns fatores muito interessantes. Mas também requer uma dedicação um pouco maior. Para começar a fazer o controle financeiro é muito simples, basta definir uma folha para as receitas e a outra para as despesas.

Dentre os benefícios do caderno para a realização do controle financeiro é a facilidade de preenchimento, se for um caderno de bolso então, nem se fala. Não tem nenhuma desculpa para os gastos não serem anotados. O caderno não acaba a bateria como o celular, não fica sem internet como pode acontecer com sistema on-line e também não tem que ser ligado para utilizar, como o computador no caso da planilha em Excel.

Uma dica para quem está com os gastos muito descontrolados é usar o caderno como um limitador de despesas. Pois você pode limitar o número de despesas por mês através das linhas do caderno. Se você definir que vai poder utilizar apenas uma folha ou no máximo duas dependendo do tamanho do caderno para anotar as suas despesas, chega um momento que você se verá na obrigação de controlar alguns gastos para não extrapolar sua meta.

Utilizar um caderno para controlar as finanças também tem o lado trabalhoso. Após um mês anotando todas as despesas no caderno, chega a hora de fazer algumas análises. Para onde foi o dinheiro do mês? Consegui reduzir alguma despesa, comparando com o mês passado? Onde estou gastando de forma desnecessária?

Para fazer essas análises é preciso ter mais paciência para revisar todos os gastos e agrupá-los por categoria (alimentação, lazer, automóvel, educação, saúde, etc.) e se você não tiver uma regra para separa isso durante o lançamento pode ser um pouco complicado fazer isso no final do mês. Depois de tudo separado e identificado temos ainda que somar as despesas de cada categoria para fazer as análises que desejarmos e saber para onde foi o nosso dinheiro.

Nesse quesito o caderno perde para os demais tipos de controle financeiro, pois normalmente eles já oferecem esses dados agrupados automaticamente.

Caderno - Finanças Pessoais 3

Outro fator prejudicial do caderno está na dificuldade de controlar vários tipos de contas como a carteira do marido e da esposa, as contas correntes, cartões de crédito e contas investimento. Através de um sistema mais sofisticado você tem todas essas informações atualizadas na medida que se realiza os lançamentos, o que facilita muito para identificar se está faltando algum lançamento, mantendo assim os registros mais precisos.

Como você faz o controle das suas finanças? Deixe sua experiência nos comentários abaixo. Convido a conhecer a Bomtempo Controle Financeiro, o nosso sistema de controle financeiro on-line e totalmente gratuito.

2014 - Bomtempo Controle Financeiro - Banner Fim de Post

Aproveite para assinar nossa Lista VIP e receba todas as atualizações e dicas especiais diretamente em seu e-mail. É grátis!

Botão - Lista VIP 02

Respeitamos você, não lhe enviaremos spam.

(Texto publicado no site Notícias das Gerais)

41 respostas em “Caderno de controle financeiro pessoal: seus benefícios e suas falhas

  1. Eu fazia minhas finanças em um livro de movimento do caixa que é usado em lojas … E etc? Mais agora depois dessa ideia do caderno 📓 de finanças pessoais que eu vir vou começar a desenvolver um caderno 📓 bem nesse. Estilo! Muito boa a ideia? Genial?

    • Olá Flavio! Seja bem vindo ao blog!

      Obrigado pelo feedback e espero que o caderno funcione para você.
      Se quiser experimentar uma ferramenta online temos o Bomtempo Controle Financeiro, basta solicitar seu acesso no meu ou na barra lateral na página inicial.

      Depois volte e comente como foi a sua experiência.

      Abraço e sucesso!

      Fulgêncio Bomtempo

      • Eu gostaria de saber se no lugar de do saldo do mês eu posso usar saldo atual igual o do livro movimento do caixa? Pois Sempre quero deixar nem que seja 035 centavos!!

        • Oi Flávio!

          Pode sim, as nomenclaturas são da forma que ficarem melhores para você entender, no caderno é mais complicado de ficar atualizando o saldo sempre.
          Mas sou a favor de quando realizar o orçamento doméstico considerar até os centavos para conhecer a nossa real situação financeira.

          Abraço e sucesso!

          Fulgêncio Bomtempo

          • Ta certo! Então eu posso desenvolver o saldo atual no caderno de finanças pessoais sem problemas !! Muito obrigado pela a dica!!

  2. Eu gostaria de saber” se ah algum problema eu deixar pra mim notar o saldo anterior depois que eu for somar todos os gastos? Qual eh melhor notar o saldo anterior o valor do saldo anterior antes ou depois?

    • Olá Flávio, o controle financeiro não tem um forma certa ou errada de se fazer, e qual ordem anotar. O importante é que você entenda suas anotações, e consiga extrair informações desse controle.
      – Está conseguindo investir?
      – Está gastando com coisas desnecessárias?
      – Pode cortar algum gasto para acelerar alguma realização?
      – Qual área da sua vida consome mais recursos financeiros?
      Se você consegue ter informações para te ajudar a realizar seus sonhos, o seu controle financeiro está sendo bem feito.
      Caso tenha interesse em conhecer o Bomtempo Controle Financeiro, é só solicitar seu acesso no menu lateral, na página inicial.
      Abraço e sucesso!

  3. Boa tarde 😊? Eu gostaria de saber se tem como eu considerar o que eu recebo e retiro do meu caderno como saldo anterior ? E pq geralmente eu costumo colocar valores parcelado? Tem como eu em vez de considerar o a transportar totais dos como saldo anterior e atual?

    • Boa tarde Flávio! Como já lhe disse, o mais importante é você entender suas anotações e conseguir extrair informações delas para ajudar na sua organização financeira.

      Se desse jeito você entende o que está entrando na sua conta, perfeito.

      Se quiser me explicar melhor por e-mail como está indo o seu controle, eu posso lhe dar uma opinião mais pessoal.

      Meu e-mail é fulgencio@bomtempofp.com.

      Abraço e sucesso!

      • Boa tarde 😊 eu gostaria de saber se obrigatório colocar no caderno de finanças pessoas esses números 05 01! Eu gostaria de saber pra que serve esses números no caderno de controle financeiro! Abraços!

        • Boa tarde Flávio!

          Como está indo as suas anotações?

          Coloquei nesse exemplo o dia em que ocorreu a despesa ou receita.

          Lembre-se, o importante é que consiga tirar proveito da informação.

          Abraço e sucesso!

          Fulgêncio Bomtempo

          • Bom dia 😊? Eu eh por que eu comecei hoje oficialmente a controlar minhas finanças? Eu gostaria de saber se tem algum problema eu ter começado exatamente no meio da semana ! Quinta-feira hoje? Ou era melhor na semana? Ex : Segunda-feira” ou Era melhor ter começado num sábado? Um grande abraço?

            • Oi Flavio! O importante é começar, o dia é só um detalhes, serve apenas para fechar o mês.

              Comece hoje, e mantenha o hábito. Assim no fim de Fevereiro já terá o histórico de 1 mês fechado e poderá ver melhor a sua situação financeira.

              Abraço e sucesso!

              Fulgêncio Bomtempo

          • Boa tarde 😊! Eu gostaria de saber se tem como eu desenvolver o meu controle financeiro em um livro movimento do caixa que eh utilizado em lojas! A ideia do caderno de finanças pessoas é ótimo mais eu gostaria de saber se tem como eu desenvolver minhas finanças pessoas nesse livro movimento do caixa! Ou por caso fica feio em desenvolver meu controle financeiro nesse livro”

            • Boa tarde Flávio!
              Se você se sentir mais a vontade, pode ser realizado o orçamento doméstico no livro de movimento de caixa, perfeitamente.
              Lembre-se que o importante não é onde são feitas as anotações, mas sim a informação que você conseguirá extrair do controle.
              Abraço e sucesso!

  4. Bom dia 😊! Esse caderno de finanças pessoais é só pra notar o que pessoa deve ou é pra notar as despesas com o dinheiro que a pessoa recebe! É pq agora simplesmente fique na dúvida! Abraços!

    • Oi Flávio!

      No seu orçamento doméstico é importante você monitorar tudo que você paga durante o mês, todos os seus gastos. E também saber de onde estão vindo as suas receitas.
      Sobre as dívidas, é igualmente importante você ter controle sobre elas, saber o valor total delas e quanto elas comprometem da sua renda mensal.

      Abraço e sucesso!

  5. Boa tarde! Eu gostaria de saber se há algum problema se eu posso começa a fazer minhas finanças pessoas agora no início do mês de abril ex dia 9 de abril que vai cair num sábado! Pois eu recebo minha mesa da geralmente no final do mês! Mais eu gostaria de saber se ha algum problema eu fazer minhas finanças pessoas antes do final do mês ! E gostaria que me desse um o nome pra o meu caderno de finanças pessoais! Pq como eu talvez iniciar no sábado eu gostaria de um ou dois na primeira e segunda folha do caderno! Abraços!

    • Oi Flávio! Tudo bem? Vejo que está empenhado para conseguir realizar o seu orçamento domestico, mas ainda está um pouco perdido com a prática.

      Você pode começar as suas anotações a qualquer momento do mês, porém as informações desse primeiro mês podem não ser muito exatas por conta disso. Mas o importante é começar e manter o hábito, pois aos poucos vamos tendo mais informação para nos ajudar a tomar melhores decisões.

      Quero lhe pedir um favor… me envie um e-mail (fulgencio@bomtempofp.com) e me conte um pouco sobre você. Onde você mora, com o que você trabalha, quais os seu objetivos, talvez eu possa lhe ajudar melhor conhecendo mais sobre você.

      Abraço e sucesso!

  6. Boa noite,gostaria de saber como criar uma planilha onde eu não tenho um salário fixo e que possa controlar gastos sem sair desse pequeno orçamento,e ainda quero saber como posso guardar um pouco desse dinheiro e fazer um pequeno investimento algo como o tesouro nacional,bolsa de valores ou em ações!Obrigado

    • Boa noite Romário! Seja muito bem vindo ao Blog Bomtempo Finanças Pessoais! Se você está chegando agora, tem muito conteúdo publicado para você absorver, boa leitura!

      O mais importante quando você não tem um salário fixo, ou por receber apenas comissão ou mesmo por ser autônomo, é conhecer a sua faixa mínima de renda. Quando você recebe menos durante o mês, você recebe quanto?

      Esse deve ser o limite de suas despesas básicas. Assim nos demais meses você vai administrando uma reserva financeira complementar e também suprindo outras necessidades eventuais. Em breve vou publicar um artigo sobre isso aqui no blog para explicar com mais detalhes.

      Não tem regra para fazer esse controle. Convido você a conhecer o Bomtempo Controle Financeira, é uma ferramenta on-line e totalmente gratuita.
      Confira… http://bit.ly/BFP_ControleFinanceiro

      Se preferir uma planilha no Excel posso lhe enviar algo por e-mail, é só entrar em contato.

      Já sobre guardar dinheiro para investir, eu tenho um desafio para você. Confira o artigo que escrevi sobre o “Desafio 1% para a realização dos seus sonhos!”. http://bit.ly/EF28BFP.

      Espero ter ajudado! Sempre que tiver dúvida, pergunte nos comentários ou entre em contato.

      Abraço e sucesso!

      • Oi bom dia! Eu gostaria de dizer que eu já resolvi o problema do meu caderno de finanças pessoais! Eu passei esse tempo sem tirar dúvidas sobre o caderno porque eu já resolvi como usar! Mais eu gostaria de saber que tamanho do caderno eu compro pra fazer-se o controle financeiro! Se esse caderno que ta na Imagem é do grande ou do pequeno !

        • Olá Flávio! Fico feliz ver você por aqui novamente…
          Que bom que está caminhando com suas anotações. Sobre o tamanho do caderno, não há regras. Eu recomendo o de tamanho médio, pois você pode até se limitar pelo número de linha. Acabou as linhas, acabaram os gastos, isso força você a tomar melhores decisões evitando gastos muito picados.
          Abraço e sucesso!

          • Boa noite 😉! Eu gostaria de saber se eu posso usar o caderno 📓 como um despesas durante o mês! Ex: Nota todos os gastos durante um mês! Mais só uma pequena dúvida! Mais nesse caderno 📓 eu quero notar os meus gastos com a mesada que eu recebo por mês durante a semana! Mais eu gostaria de saber se esse caderno é pra notar as despesas com o que a pessoa recebe durante a semana! Ou pra notar as dívidas que a gente deve!

            • Oi Flávio!
              O caderno deve ser usado para ambos, despesas e dívidas. As despesas você anota sempre que elas acontecem. Gasetei hoje $5 com um lanche, anoto no caderno. Agora comprei algo em 3 parcelas de $50. Deixo anotado o valor da parcela nos próximos meses para lembrar que tenho aquele compromisso.
              Sucesso!

            • Boa tarde 😊! Eu gostaria de saber se que vc tirasse uma duvida! Eu gostaria de saber se vc acha melhor na sua opinião eu fazer-se meu controle financeiro no dia que eu receber a mesada do mês ou depois que eu pegar a mesada pra fazer no outro dia! Pq eu fiquei na dúvida! Ex: Recebo minha mesada dia 25 desse mês mais quero deixa pra dia 29 quatro dias depois! Como vc acha melhor! Um grande abraço

          • Boa Noite 😉! Eu gostaria de saber se tem como eu utilizar o caderno de controle financeiro apenas pra notar divas que devo durante o mês! Desta mesma forma que esta na imagem! Ou esse caderno eh pra notar os gastos que eu recebo a mesada durante a semana! Equivalente ao mês!!! Abraços!

  7. Oi Flavio!

    Você pode, sim, anotar dívidas da mesma forma.

    Sendo parcelamentos mais longos pode ser mais complicado controlar tudo em uma mesma página, pois as datas podem acabar saído da ordem.

    Sucesso no seu controla e caso queira marcar para conversar pelo Skype posso lhe orientar de uma forma mais completa e rápida.

    Abraço e sucesso!

  8. Olá boa noite 😉! Eu gostaria de saber se tem como eu notar as minhas contas que eu devo durante o mês dessa mesma forma forma que o caderno 📓 está na imagem! Em vez de eu ta notando o que eu gasto durante a semana com as mesadas com o que eu recebo notar apenas as contas! Ou esse caderno de finanças pessoais eh pra notar os gastos com as mesadas que eu recebo! Abraços!

    • Boa noite Flavio! Como eu disse acima, você pode sim anotar suas dívidas em um caderno como o da imagem. Esse caderno da imagem é meramente ilustrativo. Cabe a você ajustar a melhor forma de ter esse controle tanto das despesas quanto das dívidas.

      Caso tenha interesse em conversar melhor, vamos marcar uma reunião rápida pelo Skype, assim posso te ajudar com mais facilidade ao entender a sua real necessidade.

      Abraço e sucesso!

  9. Bom dia 😊! Eu gostaria de saber se eu posso passar essas mesmas características do caderno pra o livro de contas correntes: Débito credito e saldo..
    Um grande abraço!

  10. Olá, gostaria de saber o que seria o Saldo anterior, colocado em análises? Vou seguir esse modelo, porque achei prático e fácil de organizar, porém estou com essa dúvida.
    Obrigada.

Vamos falar sobre dinheiro? Deixe um comentário...

